Duração: 4 anos
Vagas: 100 vagas
Turno: Matutino e Noturno
Autorização: Port MEC nº 2.761 de 25/09/2002 - Publicação em 30/09/2002 - Parecer nº 1.180/2002 SESu
Reconhecimento: Portaria SEUs n 523, de 11/06/2007 - DOU 14/06/2007, renovado o reconhecimento pela Portaria SERES n 918, de 27/12/2018 - DOU 28/12/2018.
Coordenador(a): Prof. Dr. Clésio Feliciano de Souza
Diretor(a) Presidente: Alba de Almeida Rodrigues
Diretor(a) IES: Alba de Almeida Rodrigues
Vice-diretor(a): Myrna Almeida Rodrigues
Secretário(a) Geral: Daniela Silva Ataídes
O Curso por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propiciará:
- O planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;
- A aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
O graduando do Curso de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, sendo fundamental para sua formação:
- O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
- A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
- A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
- As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
A Estrutura do Curso de Pedagogia do ISEAR com 3.280 horas, a integralizar-se em 8 semestres, constitui-se de:
I. Eixo de Estudos Básicos, composto por 26 disciplinas, com 1.500 horas.
II. Eixo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, composto por 15 disciplinas, num total de 820 horas.
III. Eixo de Estudos Integradores, com 960 horas, divididas entre o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso, Prática Profissional Orientada, Atividades de Iniciação Científica, Extensão e Monitoria.
O Curso tem como objetivo geral a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, capazes de repensar a educação com espírito crítico, com habilidades técnico-pedagógicas e sociopolíticas para o exercício competente de sua profissão e como formadores de opinião.
Disciplinas como: Novas Tecnologia da Educação, Gestão Estrutura e Funcionamento do Ensino, Políticas Públicas, Novos Paradigmas da Educação, Planejamento e Tecnologias Educacionais, Educação Inclusiva e Linguagem de Sinais, Antropologia Educacional, Gestão de Educação: Administrativa e Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos e Indígena, Processo Educacional no Meio Rural, bem como, Metodologia de Pesquisa em Educação e Conteúdos/Fundamentos/Metodologias das Disciplinas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental fazem parte da Matriz Curricular do Curso.
O mercado de trabalho do profissional da educação tem sofrido profundas transformações nos últimos anos, surgindo novas oportunidades de atuação para este profissional, além da docência para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as novas possibilidades, tem-se:
- O professor hospitalar que atua na educação de crianças que se encontram internadas em ambientes hospitalares por longos períodos.
- O profissional da educação para atuar como arte-educador em escolas, movimentos sociais e outros tipos de instituições.
- O educador comunitário que atua em relação estreita e direta com a comunidade, tendo em vista o desenvolvimento integral e a participação dos mesmos nos processos políticos, sociais e econômicos.
- O profissional da educação que atua em empresas públicas e privadas, principalmente nas áreas relacionadas aos recursos humanos.
- Educador na área da informática educativa, no desenvolvimento de softwares específicos para a educação, fazendo uso e ensinando as novas tecnologias educacionais.
- Profissional da educação voltado para o trabalho com as populações carentes e excluído por meio da atuação dos órgãos públicos, privados e organizações não-governamentais (ONG).
Acreditamos que a qualidade da educação brasileira só acontecerá através da qualificação do profissional que atua na sala de aula, oferecemos uma sólida formação teórica para que o Professor possa propor alternativa aos problemas que o ensino, enquanto prática social, apresenta na Escola. Uma nova proposta curricular, pesquisa da prática, como uma proposta formativa através dos Estágios a partir do 3º período, fundamenta a nossa Ação Pedagógica, formando Professores como profissionais reflexivos e pesquisadores. Oferecemos o que há de melhor na Formação de Professores, com uma temática inovadora e uma Equipe de Professores qualificados e com experiência, proporcionando novas formas de atuação do Professor no atual contexto de uma sociedade globalizada.