Comissão Própria de Avaliação - CPA

A Comissão Própia de Avaliação - CPA é o órgão responsável pela Autoavaliação Institucional da Faculdade Almeida Rodrigues e do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues. O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior - IES foi regulamentado em 2004, por meio da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES no Brasil.

O SINAES é alicerçado por 3 (três) modalidades principais de avaliação:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior - AVALIES

  • Autoavaliação: Estruturada, organizada, e executada pela Comissão Própria de Avaliação de cada IES. A CPA da Faculdade Almeida Rodrigues e do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues visa o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade já manifestos, respeitando os princípios da avaliação formativa.
  • Avaliação Externa: Realizada para fins de autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos e das IES por comissões designadas pelo MEC/Inep.

2) Avaliação dos Curso de Graduação - ACG

   Realizada por comissões designadas pelo MEC/Inep. Na FAR e no ISEAR, a Coordenação de Graduação é responsável pelas orientações e informações sobre a ACG.

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes - ENADE

   Realizada pelo MEC/Inep e aplicada a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.