Pedagogia

Duração: 4 anos

Vagas: 100 vagas

Turno: Matutino e Noturno



Matrícula:
- R$ 470,00* (Vencimento do 1º Semestre: 10 de janeiro | Vencimento do 2º Semestre: 10 de julho)

Mensalidade:
- R$ 470,00* (Valor sem Descontos)
- R$ 100,00* (Desconto Antecipação para pagamento até dia 7)
- R$ 370,00* (Valor com Descontos)

*VALORES REFERENTES AO 1º SEMESTRE DE 2018

Autorização: Port MEC nº 2.761 de 25/09/2002 - Publicação em 30/09/2002 - Parecer nº 1.180/2002 SESu

Reconhecimento: Renovação do reconhecimento pela PORTARIA Nº 1095, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015. DOU de 28 de dezembro de 2015, Seção 1, páginas 47 a 57.

Coordenador(a): Prof. Me. Clésio Feliciano de Souza

Diretor(a) Presidente: Alba de Almeida Rodrigues

Diretor(a) IES: Alba de Almeida Rodrigues

Vice-diretor(a): Myrna Almeida Rodrigues

Secretário(a) Geral: Daniela Silva Ataídes

Nome do Arquivo Tipo Download
Manual de Estágio
Manual de Prática Profissional
Norma de Elaboração de Trabalhos
PORTARIA DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO Nº 1095, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015
Projeto do Curso de Libras
Projeto Pedagógico
Quadro de Professores 2011/1
Regimento da ISEAR
Nome do Arquivo Tipo Download
1º Período
2º Período
3º Período
4º Período
5º Período
6º Período
7º Período
8º Período

O Curso por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propiciará:

- O planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;
- A aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.

O graduando do Curso de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, sendo fundamental para sua formação:

- O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
- A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
- A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
- As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

A Estrutura do Curso de Pedagogia do ISEAR com 3.280 horas, a integralizar-se em 8 semestres, constitui-se de:

I. Eixo de Estudos Básicos, composto por 26 disciplinas, com 1.500 horas.
II. Eixo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, composto por 15 disciplinas, num total de 820 horas.
III. Eixo de Estudos Integradores, com 960 horas, divididas entre o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso, Prática Profissional Orientada, Atividades de Iniciação Científica, Extensão e Monitoria.

O Curso tem como objetivo geral a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, capazes de repensar a educação com espírito crítico, com habilidades técnico-pedagógicas e sociopolíticas para o exercício competente de sua profissão e como formadores de opinião.
Disciplinas como: Novas Tecnologia da Educação, Gestão Estrutura e Funcionamento do Ensino, Políticas Públicas, Novos Paradigmas da Educação, Planejamento e Tecnologias Educacionais, Educação Inclusiva e Linguagem de Sinais, Antropologia Educacional, Gestão de Educação: Administrativa e Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos e Indígena, Processo Educacional no Meio Rural, bem como, Metodologia de Pesquisa em Educação e Conteúdos/Fundamentos/Metodologias das Disciplinas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental fazem parte da Matriz Curricular do Curso.

O mercado de trabalho do profissional da educação tem sofrido profundas transformações nos últimos anos, surgindo novas oportunidades de atuação para este profissional, além da docência para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as novas possibilidades, tem-se:
- O professor hospitalar que atua na educação de crianças que se encontram internadas em ambientes hospitalares por longos períodos.
- O profissional da educação para atuar como arte-educador em escolas, movimentos sociais e outros tipos de instituições.
- O educador comunitário que atua em relação estreita e direta com a comunidade, tendo em vista o desenvolvimento integral e a participação dos mesmos nos processos políticos, sociais e econômicos.
- O profissional da educação que atua em empresas públicas e privadas, principalmente nas áreas relacionadas aos recursos humanos.
- Educador na área da informática educativa, no desenvolvimento de softwares específicos para a educação, fazendo uso e ensinando as novas tecnologias educacionais.
- Profissional da educação voltado para o trabalho com as populações carentes e excluído por meio da atuação dos órgãos públicos, privados e organizações não-governamentais (ONG).

Acreditamos que a qualidade da educação brasileira só acontecerá através da qualificação do profissional que atua na sala de aula, oferecemos uma sólida formação teórica para que o Professor possa propor alternativa aos problemas que o ensino, enquanto prática social, apresenta na Escola. Uma nova proposta curricular, pesquisa da prática, como uma proposta formativa através dos Estágios a partir do 3º período, fundamenta a nossa Ação Pedagógica, formando Professores como profissionais reflexivos e pesquisadores. Oferecemos o que há de melhor na Formação de Professores, com uma temática inovadora e uma Equipe de Professores qualificados e com experiência, proporcionando novas formas de atuação do Professor no atual contexto de uma sociedade globalizada.

 Voltar