Direito

Duração: 5 anos

Vagas: 200 vagas

Turno: Matutino e Noturno



Matrícula:
- R$ 770,00* (Vencimento do 1º Semestre: 10 de janeiro | Vencimento do 2º Semestre: 10 de julho)

Mensalidade:
- R$ 770,00* (Valor sem Descontos)
- R$ 100,00* (Desconto Antecipação para pagamento até dia 7)
- R$ 670,00* (Valor com Descontos)

*VALORES REFERENTES AO 2º SEMESTRE DE 2015

Autorização: Port. SESu Nº 584 de 26/06/2007 – Pub. no DOU Nº 122 em 27/06/2007

Reconhecimento: PORTARIA N° 735, DE 27 de dezembro de 2013. DOU de 30 de dezembro de 2013, Seção 1, páginas 724 e 725.

Coordenador(a): Profa. Msc. Gecílda Facco Cargnin

Diretor(a) Presidente: Alba de Almeida Rodrigues

Diretor(a) IES: Alba de Almeida Rodrigues

Vice-diretor(a): Myrna Almeida Rodrigues

Secretário(a) Geral: Daniela Silva Ataídes

Nome do Arquivo Tipo Download
Contrato Educacional
Manual do Aluno
Matriz Curricular
Portaria de Reconhecimento MEC nº 735/2013
PORTARIA DE RECONHECIMENTO N° 735, DE 27/12/2013.
Regimento da FAR
Relação de Professores
Nome do Arquivo Tipo Download
01º Período
02º Período
03º Período
04º Período
05º Período
06º Período
07º Período
08º Período
09º Período
10º Período

APRESENTAÇÃO

O Curso de Direito da FAR foi autorizado através da PORTARIA Nº 584 de 26 de junho de 2007 - MEC/Secretaria de Educação Superior e reconhecido pela PORTARIA N° 735, de 27 de dezembro de 2013. DOU de 30 de dezembro de 2013, Seção 1, páginas 724 e 725.. Trata-se de um curso com profundo diferencial e capitaneado por um grupo vocacionado pelo ensino. Toda a concepção do Projeto Político Pedagógico contempla a formação de um perfil profissional, qual seja: operador jurídico apto a compreender e integrar ao seu cotidiano jurídico as temáticas concernentes às relações e aos negócios relevando os direitos humanos, a bioética, os problemas inerentes aos direitos difusos e coletivos, bem como às questões ecológicas e ambientais. Por conta disso, a Faculdade Almeida Rodrigues - FAR apresenta um projeto inovador a fim de atender à parcela do mercado não contemplada pela oferta existente de cursos jurídicos. Ciente de que um Curso de Direito restrito a metodologias tradicionais, como aulas expositivas e seminários com grande número de alunos não é suficiente para garantir a boa formação do profissional em direito, o Curso de Direito da FAR oferecerá aos acadêmicos a possibilidade de participarem dos núcleos de pesquisa e extensão logo a partir do 1º período. Desta forma, além do envolvimento recente com a sociedade e o papel social do jurista, os alunos poderão compensar os créditos relativos a atividades complementares destinadas a pesquisa e extensão, aprofundarem suas pesquisas que mais tarde deverão culminar no trabalho obrigatório de conclusão de curso. Os acadêmicos do curso poderão, dentre outras possibilidades: participar de programas de extensão, cursos extracurriculares, seminários, debates, entre outros eventos que os especializem em diferentes habilidades da profissão; prestar assistência à sociedade, assessorando as pessoas interessadas na resolução de questões jurídicas, através do laboratório de prática profissional e do escritório jurídico; participar como estagiário credenciado pela instituição em empresas públicas e privadas, complementando as aulas teóricas; desenvolver atividades práticas e de pesquisas temáticas junto às empresas e ao governo; participar dos estágios curriculares obrigatórios junto às Varas Cíveis, Criminais, de Família e Sucessões, Delegacia do Trabalho, INSS, presídios, delegacias e serventias judiciárias e extrajudiciárias, entre outras atividades inovadoras propostas por essa instituição.

ESTRUTURA CURRICULAR


A qualidade do currículo do Curso de Direito da FAR baseia-se numa nova concepção de ensino jurídico, por meio da qual busca a formação integral do bacharel, preparando-o para seu relacionamento diário com as leis e as formas processuais, sob a perspectiva do pleno exercício da cidadania, comprometendo-o com a democracia e com os valores que a embasam. Além disso, considera as novas habilidades do profissional que a instituição pretende formar, quais sejam: profissionais aptos para atuarem como assessores ou consultores junto à administração municipal e entidades privadas, no que tange aos aspectos jurídico-legais do gerenciamento das políticas públicas; estar capacitados para diagnosticar e estabelecer soluções para as questões sociais, como a violência, ordenação urbana, preservação e recuperação do meio ambiente e a concepção de políticas públicas sociais. Com isso, a estrutura curricular apresenta, ainda, mais um elemento inovador, qual seja: a valorização da formação de bacharéis informados e sensibilizados para a educação e defesa dos Direitos Humanos, mormente a violência e sua repercussão no sistema criminal. Assim, é preciso ter um currículo que contemple meios de ensinar o aluno de Direito a buscar o conhecimento e, sempre que possível, a participar da elaboração desse conhecimento, dando-se ênfase à capacidade de o aluno adaptar-se aos novos tempos. Nenhum curso de Direito pode pretender formar um profissional acabado, mas sim um profissional que tenha a capacidade de incorporar novos conhecimentos, habilidades, compromissos éticos, sociais e de cidadania. A partir disso, o aluno/profissional deve ter aptidão de incorporar de forma crítica e reflexiva esses novos conhecimentos, conjugando-os com os ideais da sociedade. Desta forma, o currículo pleno é constituído por disciplinas de formação fundamental, formação profissional e formação prática, além de atividades de ensino interligadas à pesquisa e extensão, com o objetivo de atender às necessidades sócio-política, técnica e prática do futuro bacharel em Direito.

A matriz curricular, ainda, é acrescida das atividades complementares, do estágio supervisionado de prática real e simulada e da monografia. Assim, a estrutura do Currículo Pleno abrange:

a) ciclo de formação fundamental - Constitui a base do saber teórico, metodológico e instrumental, característico do Curso de Direito, composto de disciplinas que estabelecem a relação do Direito com outras áreas do saber;
b) ciclo de formação profissional - Objetiva proporcionar aos alunos a possibilidade de direcionamento na formação profissional através de disciplinas específicas do Curso, tais como: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Internacional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Direito Processual, Direito do Trabalho, Direito Tributário e;
c) ciclo de formação prática - objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais ciclos;
d) ciclo de especialização temática - Possibilita ao aluno complementar a sua formação mediante a livre escolha de disciplinas (optativas), que podem ou não, manter uma relação direta com a linha básica do Curso, desde que sejam respeitadas as normas da instituição;
e) ciclo de formação complementar - Possibilita ao aluno complementar a sua formação mediante a livre escolha de atividades necessárias para a integralização curricular (200 horas-atividades, distribuídas em quatro semestres), conforme o disposto no Manual das Atividades Complementares;
f) prática jurídica - O estágio curricular supervisionado será desenvolvido a partir do 7º semestre do curso com um mínimo de 300 h/a. Integram o Núcleo de Prática Jurídica o Laboratório Jurídico, locus de desenvolvimento das atividades simuladas, e o Escritório-Modelo, local de desenvolvimento das atividades práticas reais, com atendimento jurídico da população.
g) Monografia jurídica - Os acadêmicos serão devidamente orientados para a escolha de áreas e temas diversos, a fim de que a atividade possa resultar em produção científica abrangente, inovadora e de qualidade, capaz de permitir a publicação dos trabalhos em periódico específico. Deverá ser desenvolvida em fase de conclusão do curso.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Direito da FAR tem por objetivo formar profissionais para cada área específica do Direito, orientando-os para habilidades essenciais " técnicas e humanas " que atendam às características exigidas pelo avanço e desenvolvimento da sociedade. Por conta disso, o curso é projetado para formar e habilitar o profissional com capacidade crítica, apto à intervenção reconstrutiva do contexto que está inserido, e preparado tecnicamente para a sua escolha ocupacional em consonância com princípios éticos e morais. Pretende formar o profissional com qualificações técnico-jurídicas e práticas, buscando o equilíbrio entre os conteúdos teóricos e práticos das disciplinas que serão ministradas no Curso com o fito de reduzir o abismo existente entre o direito ideal ensinado e o direito real praticado nos tribunais, e assim conseguir tornar o egresso capaz de exercer dignamente sua profissão. Desta forma, o Curso de Direito da FAR busca a formação integral do bacharel, preparando-o para o seu relacionamento diário com as leis e as formas processuais, sob a perspectiva de pleno exercício da cidadania, comprometendo-o com a democracia e com os valores que a embasam. O Curso apresenta um Projeto inovador, por meio do qual as atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas desde o 1º período, com foco no mercado de trabalho, interagindo com os ambientes que farão parte de suas rotinas, por meio de visitas técnicas a Tribunais, Fóruns e órgãos dos Poderes Legislativo e Executivo.

NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR, considerando a importância da existência de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área jurídica, reservou um total de 200 (duzentas) horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva, a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional do novo milênio. A possibilidade de freqüentar cursos, seminários e outros eventos viabilizam a comunicação entre as diversas áreas do conhecimento, cuja importância é evidente quando se deseja fazer uma leitura do Direito não só no contexto global, mas, sobretudo, no contexto social. A proposta também permite ao discente a participação na formação do seu currículo, atendendo à crescente demanda do conhecimento no tempo de conclusão do curso. O acadêmico necessariamente terá que optar por, no mínimo, três diferentes espécies de atividades complementares, sob pena de não ter a carga horária reconhecida. As Atividades Complementares encontram-se definidas no Manual de Atividades Complementares/2º semestre de 2007, por meio do qual, define a forma e limites relativos à sua integralização.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS A SEREM FORMADOS

O Curso de Direito da FAR propõe que o profissional a ser formado tenha o seguinte perfil e competências: - formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais; - responsabilidade social, aliada ao senso ético-profissional, com a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade; - capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito, associada ao raciocínio lógico e a consciência da necessidade de permanente atualização; - capacidade para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as exigências sociais; - capacidade de desenvolver formas extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos; - visão atualizada de mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço. Desta forma, o perfil do profissional proposto pelo curso contempla um operador jurídico capaz de atender à nova realidade, com habilidades de assistir, interagir e influenciar a cooperação entre partes constitutivas de um processo, a negociação, os processos de interação, as soluções de conflitos, etc.

ASPECTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

O Curso de Direito da FAR tem por objetivo inovar quanto ao aspecto didático-pedagógico, seja pelo estabelecimento de novas técnicas de ensino, tais como: leituras orientadas, debate de filmes relacionados com a ciência jurídica, teleconferências, pesquisas orientadas nos laboratórios de informática, entre outros métodos didáticos; seja por uma nova concepção de ensino, atribuindo interdisciplinaridade e visão crítica-reflexiva ao acadêmico. O currículo apresenta-se com evidente diferencial, à medida que segue a tendência de permitir a formação do profissional com o perfil estabelecido. O currículo foi formulado segundo as novas tendências do Conselho Nacional de Educação, com nítida intenção de sua flexibilização, a fim de atender às demandas sociais emergentes e às demandas regionais. O currículo é voltado para as especificidades pro manadas do perfil profissiográfico, tendo por objetivo capacitar o acadêmico, através de sólida formação básica e profissional, a lidar com os novos desafios do mundo globalizado.

POSSÍVEIS CAMPOS DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Direito tem, a seu dispor, amplas opções dentro da carreira jurídica. Poderá tornar-se delegado de polícia, promotor de justiça ou magistrado, desde que aprovado em concurso público. O advogado pode, ainda, optar por trabalhar em assessoria ou consultoria jurídica de órgãos públicos ou de organizações não governamentais, com destaque para empresas privadas, e/ou seguir carreira acadêmica, como professor universitário e/ou, também, tornar-se um profissional autônomo. Desta forma, na carreira jurídica, o profissional atua majoritariamente nas seguintes áreas importantes: - advocacia pública " como advogado do Estado, do Município ou da União; - advocacia privada " como advogado nas áreas cível, criminal, trabalhista, comercial, tributária e outras; - delegacia de polícia " como responsável pela elaboração de inquéritos policiais e pela chefia de investigadores de polícia; administra assuntos ligados ao trânsito, à fiscalização, compra e venda de armas e à identificação civil; - magistratura " como juiz federal ou da justiça comum; - promotoria e procuradoria de justiça " atua como "advogado da sociedade", na função de promotor ou procurador, agentes do Estado ou da União, caso pertençam ao Ministério Público Federal; - docência do ensino superior " o acadêmico durante o curso será preparado e estimulado a realizar mestrado e doutorado. O Curso de Direito da FAR possibilita ao profissional uma formação mais completa em áreas específicas, buscando despertar no acadêmico interesse pelos novos direitos. A Instituição acredita que o profissional que seja capaz de unir adequadamente pesquisa e extensão será capaz, não só de atuar com maior profissionalismo na prática cotidiana, como representará o operador jurídico por excelência, tão necessário à atualização e dinamização do direito.

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